Uma nova abordagem dos Reality Shows intensivos no Brasil
- Your Tutor TCC
- 13 de mar. de 2024
- 3 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2024

13 de Março 2024
Os reality shows são um formato de programa presente na grade das principais emissoras brasileiras. Existem diferentes modelos e tipos, desde ambientações que remetem à vida rural, desafios culinários, corporativos, musicais e artísticos, até aqueles que desenvolvem a narrativa em pautas contemporâneas. Podem ser divididos em dois tipos: intensivos e eventuais.
Os intensivos têm como característica principal a exposição contínua do participante, as dinâmicas e avaliação ocorrem a todo o momento, geralmente o foco está no indivíduo. No modelo eventual, as dinâmicas são pontuais e o foco está nas habilidades, no saber fazer.
Independentemente do tipo, convergem na disputa por um prêmio na presença de jurados, que podem ser representados por especialistas ou diretamente pelo público. Pela capacidade de gerar curiosidade, são populares e influentes na cultura e na sociedade.
Esses programas de televisão oferecem entretenimento ao público, ao mesmo tempo em que proporcionam uma visão da vida real das relações humanas. A importância dos reality shows no Brasil pode ser observada na sua capacidade de gerar audiência e engajamento do público. Esses programas são uma forma de entretenimento que desperta a curiosidade e o interesse das pessoas, que acompanham de perto a trajetória dos participantes e se envolvem emocionalmente com as histórias apresentadas.

Os reality shows também têm o potencial de revelar talentos e proporcionar oportunidades para pessoas se destacarem e alcançarem a fama. No entanto, ainda há um impasse em relação ao interesse do público por esse tipo de programa, principalmente pelos modelos intensivos.
Uma das razões para a falta de interesse dos brasileiros em reality shows pode ser a saturação do gênero no país, havendo uma sensação de repetição e falta de novidade entre os telespectadores. Além disso, a falta de diversidade e representatividade nos elencos dos reality shows brasileiros pode afastar parte do público, que não se identifica com os participantes ou com as histórias apresentadas.
A falta de interesse do público brasileiro em reality shows intensivos pode ser um desafio a ser superado, principalmente a partir de mudanças nos formatos dos programas. É importante estar atento às tendências do mercado e às preferências do público para criar conteúdos que sejam relevantes e atrativos para a audiência.

Verifica-se que reality shows onde são destacadas as habilidades dos participantes ganham maior destaque do que aqueles que focam em questões subjetivas, bem como atraem maior engajamento do público. Nesse sentido, programas intensivos podem começar a trabalhar com o foco além de testar apenas as habilidades físicas dos participantes, mas também outras capacidades humanas, como desafios gastronômicos, de design, atendimento de demandas, teatro, música, canto, dança, etc.
Nessa abordagem, confina-se uma equipe com habilidades em comum que vão disputar não apenas o prêmio em dinheiro, mas o reconhecimento em sua área. Cada edição pode realizar a seleção com base em determinado parâmetro. Assim, os participantes além de terem a sua vida exposta durante a competição, poderão também demonstrar suas habilidades e utilizar isso para alavancar as suas performances.
A parte técnica deve criar briefings e instigar a criatividade dos participantes através de projetos. Ao fim, com o engajamento do público, o resultado pode ser positivo. Os resultados podem vir a gerar desenvolvimento, reconhecimento, e massificação do capital sociocultural brasileiro, criando-se um cenário favorável para trabalho contínuo e exportação artística. Um modelo similar é adotado na indústria cultural asiática e gera resultados promissores, trazendo a valorização de seu país de origem.

Com isso, verifica-se que os reality shows intensivos no Brasil, mesmo enfrentando impasses e críticas, podem ser uma forma de estimular a produção artística e auxiliar a conglomerar diferentes habilidades e, quando bem utilizados, de forma sustentável, podem ser chave para o desenvolvimento do país. Dessa forma, é de interesse o desenvolvimento de estudos sobre novas abordagens na área.
De toda forma, a exposição excessiva dos participantes e a pressão psicológica a que são submetidos durante a competição levantam preocupações sobre o impacto emocional e psicológico dessas experiências na vida dos envolvidos, sendo necessário também o desenvolvimento de estudos sobre formas mais humanas de se desenvolver realities.
Comentários